PREFEITURA MUNICIPAL DE
MULUNGU DO MORRO

Ações para prevenção e promoção da saúde dos profissionais da Educação são ampliadas

 28/07/2015 | UTILIDADE PÚBLICA

Ações para prevenção e promoção da saúde dos profissionais da Educação são ampliadas


A prevenção e a promoção da saúde dos profissionais da Educação têm alcançado cada vez mais atenção do Estado, que está ampliando as ações do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor. Por meio do programa, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos e sociólogos, desenvolvem oficinas e outras atividades de prevenção e promoção da saúde dos profissionais nos espaços escolares.

Nesta terça-feira (28), esses profissionais participaram, no auditório da Secretaria da Educação do Estado, em Salvador, do planejamento com o objetivo de otimizar e aperfeiçoar o programa. A coordenadora da iniciativa, Maria Regina Borges, disse que o planejamento contribui para a integração e troca de experiências dos profissionais para que, em conjunto, estruturem as ações a serem realizadas. “O encontro serviu para os profissionais definirem o que será trabalhado nas escolas”.

Ela também destacou que, para a realização das ações, a cidade de Salvador, incluindo a região metropolitana, foi dividida seis polos de atuação. Cada um terá uma equipe de cinco profissionais de várias áreas, que irão promover oficinas voltadas para a prevenção e promoção da saúde.

Temas

O encontro teve a participação do jornalista e locutor da rádio A Tarde FM, Jefferson Beltrão, que falou sobre saúde vocal, uma das ações executadas dentro do programa. “Os professores trabalham muito a voz em sala de aula e precisam ter a consciência de utilizá-la corretamente, uma vez que dependem dela como instrumento de trabalho”, explicou o convidado.

Já o fonoaudiólogo Icaro Sena, que compõe o grupo de profissionais do programa, ressaltou que a realização de atividades   que envolvem palestras, oficinas e treinamentos com os professores nas escolas, buscam proporcionar maior qualidade de vida.

Atendimento

O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor foi lançado em 2009. Com funcionamento no SAC Educação, no Instituto de Cacau, no Comércio, em Salvador, o programa tem a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do docente, prestando assistência e apoio desses profissionais no desempenho de suas atividades.

Desde que foi lançado, o programa atendeu gratuitamente mais de 34 mil professores de 288 escolas de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari, nas áreas da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia. Só em 2014 foram mais de 13 mil atendimentos, que podem ser agendados pelo telefone (71) 3117-1434 ou pessoalmente no SAC Educação, das 8 às 16h.